Blog

Óculos de sol para dirigir

01/05/2016

Como a defesa natural não protege totalmente os olhos do Sol, o motorista pode adotar alguns cuidados simples. O primeiro deles é a escolha dos óculos, pois não é qualquer lente que protege a visão como deveria. "O principal é que os óculos de sol ofereçam proteção contra os raios ultravioleta", afirma a oftalmologista. As lentes anti-reflexo, encontradas em alguns produtos, também são adequadas para evitar o problema.

Ao comprar óculos para dirigir, o condutor deve escolher entre uns óculos de sol básicos ou um óculos receitados para dirigir, conforme seja necessário. Os óculos de sol feitos especificamente para dirigir são feitos com lentes polarizadas, que reduzem o brilho do sol e facilitam a visão em dias muito ensolarados.

 

Cores de óculos escuros


Cinza: são usadas para várias atividades, fazendo com que o usuário sinta-se à vontade e confortável;

Âmbar/castanho: são indicadas para dirigir, já que oferecem uma boa noção de contraste e profundidade;

Verde: as lentes verdes filtram pouca luz azul, mas oferecem melhor visão de contraste. É a cor mais adequada para a população acima dos 60 anos, quando tem início uma perda gradual da visão de contraste;

Púrpura: são a melhor opção para quem pratica esqui ou caça, porque aumentam a visão de contraste em ambientes com fundo azul ou verde;

Amarela: as lentes amarelas bloqueiam a luz azul e reduzem o ofuscamento de motoristas no lusco-fusco do entardecer. Entretanto, são inadequadas durante o dia, já que reduzem a visão de contraste em ambientes com muita luminosidade.

Comentários